Confeitaria

(19) 3878-1222

Bolos e Doces

(19) 3878-4116

Facebook Twitter Google Plus Youtube

Festa junina é tempo de diversão e comida boa

A Festa junina é um dos períodos mais animados e tradicionais do Brasil. Preparamos algumas dicas e curiosidades para você curtir ainda mais o "arraiá".

Em 06/06/2016

Quando chega o mês de junho acompanhado por aquele friozinho gostoso, é hora de preparar a camisa xadrez porque é tempo de festa junina. Tradição no Brasil e parte de nossa cultura, as festas juninas são comemoradas em homenagens aos santos populares. Além de São João, que é celebrado no dia 24 de Junho e costuma ser o mais lembrado, há também São Pedro (dia 29) e Santo Antônio (dia 13).

Independente da data escolhida, as festas juninas seguem alguns costumes populares, que já viraram marcas registradas dessa época. Seja para organizar sua própria festa junina, ou para participar de algum arraial pela cidade, confira as dicas que preparamos pra você pular a fogueira até cansar!

As festas juninas são, na sua essência, multiculturais. Apesar disso, o formato com as conhecemos hoje é originário das festas dos santos populares em Portugal. A música e os instrumentos usados estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos ao Brasil pelos imigrantes de lá. As roupas caipiras são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil. Também há grande semelhança entre o modo de se vestir do caipira brasileiro e do campestre português. Fonte: Wikipedia

Comidas

Uma das melhores partes das festas juninas são as receitas típicas. Temos um ingrediente que não pode faltar: o milho. Sabendo disso, a regra é usar a imaginação e pensar em todas as variações de pratos que podem ser feitos com milho.

Quer algumas sugestões?

Que tal preparar uma deliciosa pamonha assada? E o que acha de uma torta salgada de milho verde? Se prefere algo mais simples, o bom e velho milho verde com manteiga ou temperos especiais também é uma delícia. Também é possível preparar pratos com outros ingredientes: pastel, pinhão cozido, bolo de fubá ou mandioca também combinam com o clima junino.

Para acompanhar, existem algumas bebidas típicas de festa junina. A mais famosa é o quentão: uma mistura aquecida de aguardente, gengibre, açúcar e algumas especiarias, excelente para afastar aquele friozinho. Para crianças ou adultos que dispensam o álcool, um chocolate quente também cai muito bem.

Mas a melhor parte ainda está por vir: a sobremesa. Não tem nada mais gostoso que os doces de festa junina. Confira alguns dos doces que preparamos que vão dar um toque especial para sua festa:

Bolo de Churros
Bolo de Fubá com Goiabada
Copinhos de Creme com Amendoim
Copinhos de Doce de Leite com Amendoim

Decoração

A decoração é essencial para trazer o clima de São João para uma festa, ou mesmo para sua casa. A mais clássica – e simples de fazer – são as famosas bandeirinhas de festa junina. Para deixar o ambiente com cara de arraial, é legal usar decorações com tecidos xadrez ou coloridos. Chapéus de palha em miniatura ou mesmo em tamanho real dão aquele toque caipira e também são interessantes. Mas se você quer se inspirar ainda mais, confira essas 50 ideias de decoração de festa junina!

Música

Toda festa tem que ter música e a junina não é diferente. A tradição também manda nesse aspecto e algumas músicas não podem faltar em nenhuma festa junina. A maioria delas tem a presença forte da sanfona embalada em forrós ou sertanejos. Essa playlist com 200 músicas de festa junina vai fazer você sair do chão. Lembre-se também que uma boa festa junina tem que ter quadrilha, então deixe a vergonha de lado e puxe o pessoal para dançar!

Produtos

Tortas

Tortas

Rocamboles

Rocamboles