Confeitaria

(19) 3878-1222

Bolos e Doces

(19) 3878-4116

Facebook Twitter Google Plus Youtube

Páscoa: renovação, prosperidade e muitas brincadeiras

Tradição religiosa também é lembrada pelos ovos de chocolate e arremete a brincadeiras divertidas entre as crianças

Em 24/03/2016

A Páscoa tem sua origem em uma festa judaica, a pesah, que significa passagem. O feriado tem símbolos diferentes para a religião judaica e para a cristã: para a primeira representa libertação do povo judeu da escravidão e sua saída do Egito; enquanto que para a segunda, celebra a ressureição de Jesus Cristo. Apesar de ser uma comemoração religiosa, a data é sempre lembrada pelos produtos de Páscoa e a troca de chocolates.

Mas de onde surgiu essa tradição?

O coelho e os ovos de Páscoa

Antes de ser um hábito da Páscoa, povos do Mediterrâneo e Oriente, na Antiguidade, usavam o ovo pintado (ou com gravuras) como presente durante o acontecimento de fenômenos naturais, como a primavera. Para eles o ovo estava relacionado à ideia de renascimento, de renovação.

Mesmo sabendo que o coelho não coloca ovos, a imagem do animal também foi associada à transição do inverno para a primavera pelos povos germânicos, principalmente através da deusa Ostera, considerada uma divindade da primavera. A ela estavam ligados o coelho, o ovo e a mulher, todos representando a fertilidade e o nascimento ou renascimento/renovação.

Ao longo da história o ovo continuou sendo usado como um presente, mas a forma como era adornado foi passando por mudanças. Das pinturas e gravuras, passou para o ouro com pedras preciosas, até chegar ao chocolate, com o descobrimento das américas e o desenvolvimento da culinária. Depois de anos nesse ritual, o ovo de Páscoa de chocolate também propagou a ideia de renovação difundida pelas antigas tradições.

Festa das crianças

A Páscoa tem um significado especial para as crianças. Todos os seus símbolos – principalmente os ovos de chocolate – encantam os pequenos. Assim, a ocasião pode ser aproveitada para criar brincadeiras e tornar esse momento ainda mais divertido para eles.

Veja algumas ideias de brincadeiras para a Páscoa:

Caça aos ovos

Caça aos ovos: essa é a brincadeira mais tradicional e que nunca sai de moda: esconda os ovos de Páscoa pela casa, e faça pegadas de coelho para ajudar as crianças a acha-los. É só deixar por conta deles.

Amigo Ovo

Amigo ovo: é o mesmo esquema do amigo secreto de fim de ano, mas com ovos de chocolate. Cada participante sorteia um papel e, no dia da Páscoa, deve presentear a pessoa escolhida.

Ovo na colher

Corrida dos ovos: Cuidado pois essa pode fazer sujeira: cada criança pega um ovo e coloca em uma colher. Cada um deve correr até um determinado ponto, equilibrando a colher na boca. Será que eles conseguem?

Veja também mais ideias no site Manual do Mundo.

Páscoa com a Cidinha Bolos

Temos uma linha de produtos para tornar sua Páscoa muito mais gostosa! Visite nosso site e explore nossos bolos e doces!

Feliz Páscoa a todos!

Produtos

Tortas

Tortas

Rocamboles

Rocamboles